O Mundo de Sete Crônicas

 
Anjo (imagem meramente ilustrativa)
    Quando Sete Anjos e Sete demônios fogem de suas respectivas moradas, Céu e Inferno, e vão para a Terra sem permissão a balança do equilíbrio cósmico é rompida. Eles dão inicio a uma guerra sem precedentes entre si,que culminará no Apocalipse e destruição da raça humana. Quanto aos humanos, precisam escolher um lado ou sofrerão com as consequências de estarem no meio do fogo cruzado.   
     Essa é a plot de Sete Crônicas. Uma história de minha autoria adaptada para uma campanha de RPG de mesa e é disso que se trata esse blog. Postaremos podcasts com as conversas sobre o nosso RPG para envolver você leitor amante de RPG ou NÃO sem entrar detalhadamente em regras, ambientação, ou módulos usados (mas jogamos D20 para regra geral usando como base vários manuais diferentes como o AÇÃO por exemplo). Também poderá acompanhar mais detalhes da história de Sete Crônicas pelas postagens no blog, ou escrito em forma de contos pela página no Medium.  


A CAMPANHA



    Ambientada por todo o globo os personagem começam meio background, em suas histórias solo, onde aos poucos são tragados para essa guerra oculta, e depois se encontram em uma cidade fictícia no Brasil, Equilibi, em Santa Catarina (SC). Temos uma mesa enorme de apenas dois jogadores, mas assim o desenrolar dos eventos ficam mais centrados e coesos.
    A campanha envolve Anjos e Demônios, mas os players são apenas humanos em sua grande parte, deixando os seres apelões muitas vezes como npcs (não player) de segundo plano onde suas decisões influenciam na trama, porém eles às vezes não participam ativamente da aventura. Sim! Os anjos e os demônios apesar de percussores dessa Guerra Oculta, NÃO SÃO personagens jogadores nessa aventura (pelo menos não na primeira Campanha).
    Os personagens principais, que são quatro (apesar de ter apenas dois jogadores) se veem em meio a uma guerra entre esses seres e precisam decidir de que lado estão (mas acabam decidindo só salvar a Terra mesmo). Estilo investigativa (irônico já que eu uso o manual AÇÃO eu sei) a aventura se desenrola com os personagens se envolvendo cada vez mais nos assuntos desses seres retratados como deuses em Sete Crônicas.

AS CLASSES

      
  •     Tocados (os Angellus e Abissais);
  •     Paladinos ( e os Paladinos Negros);
  •     Profetas (videntes de Deus);
  •     Magas ( e suas contra-partes as Lilitus);
  •     Santos (Poderes divinos).
Tocados


    Os Tocados nada mais são que os servos dos seres extra planares. Os Angellus servem os Anjos e os Abissais os demônios. Eles recebem a benção/ maldição de seu senhor para fazerem seus trabalhos (pois eles permanecem ocultos por boa parte da aventura. Os Tocados assumem uma forma Angelical (para angellus com direito a asas e tudo) e uma forma demoníaca (para abissais escolhendo a forma que preferir com base no demônio que o amaldiçoou).
    Em breve um post apenas sobre os Tocados e seus senhores em 7 Sete Crônicas. 
    Como regra para essa classe eu uso o Manual das Raças de Tormenta (da editora Jambô) os Herdeiros Planar (Clique para ter mais detalhes sobre os pré-requisitos, a tabela de progressão e as habilidades de classe). Livre para adaptação de qualquer mestre, essa é a minha.
    Lembrando que no caso de Sete Crônicas eles não são os filhos dos anjos ou demônios, não são da raça anggelus ou sulfures, são da raça humana porém recebem tais dons. É só não usar a raça como pré-requisito.

Tabela:

Nível BBA  Habilidades de Classe
1º       +1       Destruir o bem/mal, proteção contra o bem/mal *
2º       +2       Resistência melhorada +5 *
      +3       Aumento de habilidade +2 *
      +4       Resistência melhorada +10 *
      +5       Aumento de habilidade +4, dissipar o bem/mal*        

(*) - clique no link acima.

Paladinos e Paladinos Negros


   Um guerreiro divino que segue sua entidade da ordem e leva esperança para onde há caos. Um Paladino é o típico arquétipo de herói que luta bravamente contra os forças das trevas e não toleram injustiças com tendências como Leal e Bom.
    Em Sete Crônicas ele é um Padre que trabalha para o vaticano destruindo e esconjurando qualquer tipo de criatura que desequilibre a Ordem Cósmica, que nada mais é que uma lei onde dita que os demônios e anjos não poderão mais andar na Terra (exceto se liberado por Deus).
    Como sete anjos e sete demônios fugiram de seus lares e estão usando humanos para seus planos (maléficos ou benéficos) são os Paladinos quem deve para-los, independente se Celestiais (vindos de céu) ou Infernais (vindos do inferno). Para tal eles usam a palavra de Deus artilharia pesada com balas benzidas e orações poderosíssimas contra os Tocados e seus senhores. Não passado então de exorcistas (difícil achar uma classe de exocista bacana, conhece alguma? Deixe ai nos comentários).
    Já o Paladino Negro não passa de ex Paladinos que agora lutam contra o mesmo mal, porém sem estarem aliados à Igreja, que por vezes surge na história de Sete Crônicas como uma verdadeira vilã. Em sua maior parte eles são conhecidos por caçar bruxas (abissais ou Lilitus), mas nada foge desses poderosos caçadores.
    O Paladino do D&D e suas outras edições seria um perigo usar nessa campanha já que ele é, digamos, foda demais mais poderoso que as demais classes, para a nossa aventura em particular (minha mesa) não teríamos tanto problemas pois só jogamos até o nível 10.
    No blog do RPGista tem a tabela de progressão de Paladino e ex-Paladino que cabe perfeitamente para o Paladino e Paladino Negro de Sete Crônicas.

  Profetas

       
    Os Profetas trabalham sob inspiração divina para contar ao povo os desígnios celestes e predições. Em Sete Crônicas não é muito diferente, em plena a guerra entre Anjos e Demônios Javéh (Deus em 7C) enviará mandamentos divinos aos seus novos profetas para que assim possam salvar a humanidade (bem parecido com o que fará com os Santos). 
    Nesse caso, o player que adquirir essa classe deverá ser um vidente capaz de profetizar em nome de Deus (o próprio Mestre então). Cabe ao Mestre decidir o que lhe será revelado e qual será a importância de suas vidências para a sessão.
    Em Sete Crônicas existem sete profetas e cada um deles profetizam de uma maneira bastante única: 
  1. Caos, profetiza através de pinturas em quadros; 
  2. Moira, profetiza através de composições de músicas ao piano; 
  3. Aya, através de cálculos matemáticos; 
  4. Augustos através de desenhos; 
  5. Alisson através da numerologia; 
  6. Liah através dos sonhos; 
  7. Morgana utilizando uma bola de cristal.

    Para a classe profeta pode-se utilizar qualquer classe de Mago ou afim com foco nas magias da escola de Adivinhação. Como o Adivinho de tormenta por exemplo. E quanto à forma de cada profeta profetizar, vai da imaginação de cada mestre!

Magas e Lilitus


    Existem diversas classes em diversos sistemas que cabem perfeitamente para adaptar as Magas e Lilitus de Sete Crônicas. 
    As magas de Santuária vieram de outra dimensão para procurar o Messias bíblico, já que ele seria o único capaz de acabar com a Guerra entre os Anjos e Demônios impedindo que esses seres extra-planares continuem na Terra. As consequências dessa guerra seria sentida até mesmo em Santuária, por isso a importância de acha-lo. Elas utilizam pedras filosofais para canalizar seus poderes mágicos e utilizar magia, que para elas não passa de uma ciência que os humanos não conseguiram ainda explicar. 
    As Lilitus são como os Abissais, porém sua magia vêm de um contrato com um demônio, a própria Lilith, a primeira esposa de Adão que foi expulsa do paraíso (Lilitu significa filhas de Lilith). As rivais das Magas já que elas também estão atrás do Messias. As lilitus em sua maioria são da Terra mesmo.
    O manual D&D 5º edição tem excelentes classes para adaptação de ambas. Temos o clássico mago em D&D 5ª edição, como explicado no site Halls of Valhalla. Quanto às lilitus a classe Bruxo cai como uma luva, você pode conferir no site Orbe dos Dragões tudo sobre essa classe.

Tabela de progressão de ambas as classes (Mago e Bruxo respectivamente):

Mago (Wizzard)

Bruxo

Santos



    Como funcionam os santos em Sete Crônicas? Somente eles possuem naturalmente uma habilidade que os difere dos demais, a capacidade de esconjurar qualquer Anjo ou Demônio (e qualquer outro ser extra-planar) de volta à sua dimensão de origem, independente da tendência da vítima e do santo em si (cuidado magas).
    Além dessa habilidade, cada santo possui "poderes" referentes a um traço oposto dos sete pecados capitais, as sete virtudes cardeais. Sendo então páreos pesados contra os demônios, que em 7C representam os Sete Pecados originais. Além de contar com a proteção de seres quase sempre elementais chamados de Guardiões criados pelo poder cósmico (que é o espírito santo de Javéh) para esse propósito, que podem se manifestar em qualquer forma e ficam sempre disfarçados.
Virtudes Cardeais x Pecados Capitais
    Na história temos sete santos:
  1. Lance Gallahard (Magnanimidade), o mais poderoso dos santos em sua Ekklesia, tipo uma escola de X-men para os santos. Possui habilidades de luz (como magias com foco em luz) e seu guardião é a Excalibur que surge em forma de cristais, capaz de cortar qualquer coisa, além de formar um escudo praticamente indestrutível;
  2. Sarah Daimer (Humildade), considerada louca depois de descobrir seus poderes de santo e se relacionar com um profeta do passado que predisse o Fim do Mundo. Possui a habilidade de voltar alguns minutos no tempo (Príncipe da Pérsia?) seu guardião é uma força hacker que pode se utilizar de qualquer aparelho eletrônico ou automóvel para lhe ajudar;
  3. Robert Killer (Diligência) o "Bobby" possui queimaduras por todo corpo tipo V de Vingança cujo cobre com ataduras (uma múmia ambulante). Possui uma força e resistência descomunal e seu guardião é um gatinho (?!) que lança a magia santuário como clérigo nível 10 em quem tentar atacar seu protegido;
  4. Linda (Temperança) a sensual Linda de santa não tem nada se tornando a maior vilã da história no final, utilizando-se de anjos e demônios aliados ela consegue tirar proveito de qualquer situação. Além de conseguir sugar a juventude de garotas bonitas ela também se torna imortal (O_O). Seu guardião é uma roseira que surge em qualquer lugar e pode prender seus inimigos e sugar sua aura, além de sugar magias.
  5. Kimberly (Castidade) uma detetive durona capaz de sempre acertar o alvo (bônus em ataque com arma e não sofre redutores por incrementos de distância), além de sempre saber quando alguém está mentindo ou omitindo algo. Seu guardião é seu parceiro que na sua forma original se torna um elemental de pura luz.
  6. Sammi (Paciência) "Sam" é uma órfã que estuda música. Com sua voz ela pode acalmar ou instigar pessoas a fazerem o que bem intender (claramente uma Barda). Seu guardião é um ser que pode possuir se manifestar em aparelhos sonoros dando gritos super sônicos.
  7. Gustav Kovar (Caridade) o cirurgião é o típico arquétipo de o médico e o monstro, pois a noite sob outra personalidade busca bandidos para roubar seus órgãos e dar aos necessitados precisando de transplante. Sua habilidade é extrair e implantar órgãos apenas com o toque, deixando-os sempre funcionais (aprendeu essa técnica na vila da Folha). Seu guardião é sua segunda personalidade que não exita em assassinar se necessário.

    Adaptando e jogando

    Essa é a história de Sete Crônicas e essas são as classes, e de prévia alguns personagens. Em postagens futuras estarei entrando em detalhes sobre cada uma delas, mostrando quais sistemas se adaptam melhor caso queira mestrar uma campanha nesse universo, ou simplesmente, por interesse na história que é bastante rica.
    Acompanhe os contos pela página no medium de Sete Crônicas, acompanhe nossos podcasts, o Setecast, e venha se aventurar nesse mundo de Caos!    

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